ENGENHARIA FILOSÓFICA

Twitter: @jonatasdlima

Papa é aclamado e Ben Carson começa a ser execrado

time_papa_9-2015

[Atualizado em 06/10/15 com nota adicional ao final.-JDL]

Cenário mais do que interessante este: enquanto o papa sul-americano com ares de esquerdista, defensor de uma teologia liberal, descrente na historicidade de Adão e Eva e defensor do domingo como dia de descanso conquista o coração da maior nação protestante do mundo, que deveria estar na vanguarda da defesa dos princípios bíblicos sobre os quais foi fundada, Ben Carson, o presidenciável candidato republicano adventista guardador do sábado vem sendo debochado por justamente defender a Bíblia e o criacionismo. O site The Week traz a provocativa chamada: “Como Ben Carson pode ser ao mesmo tempo inteligente e tão espetacularmente estúpido?” (confira aqui). E o site da MSNBC não deixou por menos: publicou uma matéria com o título “Ben Carson argumentou que a evolução foi ‘incentivada por’ Satanás” (confira aqui).

A matéria do The Week mostra estranheza com o fato de Carson ter estudado medicina numa das melhores universidades do mundo e, ainda assim, defender a visão criacionista. E depois comenta: “Há milhões de pessoas no mundo que acreditam fervorosamente em um poder divino, mas que também reconhecem a verdade da evolução [sic]. A Igreja Católica, por exemplo, é bastante clara em que não há nada de incompatível entre sua teologia e a evolução.” Depois dizem que o “estranho sobre Carson” é o fato de ele ter sido treinado em ciência, mas suas crenças religiosas terem-no tornado incapaz de “olhar objetivamente para qualquer área científica”. O texto da MSNBC chega a chamar as crenças de Carson de “bizarras” e afirma que ele está denegrindo a ciência e os cientistas.

No dia 20, foi a revista Newsweek que destacou a fé do neurocirurgião (confira). A reportagem dedica bom espaço à história do adventismo, explica um pouco das doutrinas da igreja e depois pergunta: “Isso importa?” É o adventismo de Ben Carson se tornando evidente e incomodando…

Enquanto Carson é debochado, o papa Francisco é aclamado. Na capa que vai estampar a revista Time do dia 28 de setembro, o título diz: “O novo Império Romano”, e o subtítulo completa: “O alcance global do papa Francisco”. Hoje o chefe da Igreja Católica discursou na Casa Branca e disse: “A mudança climática é um problema que não podemos deixar para as gerações futuras. […] Estamos em um momento crítico. Estamos a tempo de fazer a mudança de que necessitamos, de criar um mundo sustentável.” Francisco tem pressa…

Antes da fala do papa, o presidente Barack Obama chegou a compará-lo a Jesus Cristo: “Creio que a emoção que sua visita gera é não apenas por seu papel como papa, mas por suas qualidades únicas como pessoa. Em sua humidade, sua aceitação da humildade, na amabilidade de suas palavras e na generosidade de seu espírito vemos um exemplo vivo dos ensinamentos de Jesus, um líder cuja autoridade moral não apenas chega por meio de suas palavras, mas também por meio de seus atos.”

Dias antes de sua ida aos Estados Unidos, Francisco havia dito que “a mudança climática é real e perigosa. É necessário um novo sistema de governo global para lidar com essa ameaça sem precedentes. Essa nova autoridade política seria responsável pela redução da poluição e o desenvolvimento dos países e regiões pobres”.

O adventismo de Carson começa a incomodar

O adventismo de Carson começa a incomodar

Como já disse em outra postagem, esta é uma situação bastante interessante: de um lado, o papa atrai todos os holofotes para sua causa ambientalista simpática, com a possibilidade de dar ainda mais ênfase a algo que já publicou em sua encíclica Laudato Si (o domingo como proposta para amenizar o aquecimento global) e, de outro, Carson atrai a atenção da mídia para um aspecto curioso de sua vida – o fato de ser um adventista guardador do sábado e criacionista.

No capítulo 5 do livro O Grande Conflito (recomendo a leitura), escrito há mais de cem anos por Ellen White, ela afirma que as igrejas protestantes estão envolvidas por grandes trevas, do contrário, discerniriam os sinais dos tempos e perceberiam que a Igreja de Roma está ganhando terreno em todas as direções, exatamente como mostra a capa da revista Time acima.

No mesmo livro, na página 615, ela também escreveu: “Como o sábado se tornou o ponto especial de controvérsia por toda a cristandade, e as autoridades religiosas e seculares se combinaram para impor a observância do domingo, a recusa persistente de uma pequena minoria em ceder à exigência popular fará com que essa minoria seja objeto de execração universal.”

Esse evento (o decreto dominical) está num futuro talvez bem próximo. Mas Ben Carson parece já estar experimentando essa execração, assim como a experimentarão seus irmãos de fé.

Michelson Borges

Nota do EF: Não poderia eu, enquanto Adventista do Sétimo Dia, estudante das profecias e consciente da mensagem de Ellen White quanto ao tempo do fim, deixar de compartilhar a postagem acima. Os primeiros movimentos mais arrojados do falecido Tony Palmer (confira este, este, este  e este post), porta-voz da bandeira ecumênica do papa Francisco há cerca de um ano, agora somados aos simpáticos discursos morais e ecológicos (clique aqui) do bispo de Roma, incentivam a revista Time a publicar tal manchete: “O novo império romano”. E para ser império, só deve haver um (1) imperador, algo mais que evidente na proposta, ainda subliminar, do próprio Vaticano: “É necessário um novo sistema de governo global para lidar com essa ameaça sem precedentes[…]”. Sob a bandeira do aquecimento do global – que pensa na Terra das futuras gerações – o papa tem cativado teístas e ateístas. Mediante a presciência  divina revelada através de seus profetas na Bíblia (Daniel 7, Apocalipse 13), fica difícil não contemplar os eventos dos últimos meses já preditos naqueles textos, explícitos de maneira simbólica ou não. Aliás, Ellen White nem mesmo se utiliza de simbolismos.[JDL]

Nota adicional: Alguns têm indagado sobre uma possível inconsistência quanto à capa da TIME (imagem) na data de 28/09/15. A matéria da TIME, “Pope Francis and the New Roman Empire”, pode ser lida aqui. Ela foi inicialmente publicada em 17/09/15 no site da TIME, e saiu na versão impressa da TIME U.S. em 28/09/15. Contudo, a capa da TIME U.S. de 28/09/15 foi outra, conforme este link. A capa do Papa na TIME U.S. foi a de 05/10/15, que abordou todo o episódio de sua ida aos EUA, o que justifica uma aparente mudança para a capa da TIME U.S. de 28/09/15. A capa a que o artigo acima faz menção foi publicada, sim, em 28/09/15 na TIME SOUTH PACIFIC (Asia, Europa, Oriente Médio e Africa), conforme este link.

Anúncios

9 comentários em “Papa é aclamado e Ben Carson começa a ser execrado

  1. Manoel de Carvalho
    25 de setembro de 2015

    Esse “império” está com seus dias contados. Quem conhece as profecias, sabe disso!

    Curtir

  2. Cristina Costa
    25 de setembro de 2015

    Quem mandou Carson se candidatar? Será que ele não conhece a profecia?

    Curtir

    • jonatasdlima
      5 de outubro de 2015

      Olá Cristina,
      De fato, o Dr. Carson já demonstrou conhecer a profecia específica relacionada ao fim dos tempos, especialmente ao dia de guarda; a IASD reforçou seu posicionamento “apolítico”, porém é decisão única de Carson o candidatar-se. Resta-nos orar por ele e atentarmos aos eventos.
      Tenha uma ótima semana,
      Jônatas.

      Curtir

  3. Laudeci
    26 de setembro de 2015

    Enquanto uns estão defendendo a Palavra de Deus outros defendem a palavra do Inimigo. Escolha de que lado querem ficar. Lembra a passagem Biblica que fala: ninguém pode servir a dois senhores… Ou servirá um ou desagradará outro. Sirva aquele que deu tudo por você!! Olha esse verso: È longa e penosa a escalada de uma montanha, mais é altamente gratificante contemplar a beleza que o panorama da altura oferece aos nossos olhos´´. Você ao escolher servir a Deus passará por dificuldades, enquanto os que não escolheram, vão passar por momentos de bonança e paz passageira. Mais lembre-se: Os que escolherem servir sendo perseguidos serão consolados e viverão eternamente. Deus vai estabelecer um Reinado, e esse reinado não vai ter vez os lobos devoradores disfarçados de ovelhas…. Que Deus possa dar forças aos que resolverem servilofielmente
    . Amém!!!!!

    Curtir

  4. Janes Sabino
    26 de setembro de 2015

    Amém. ..Deus seja Louvado e nos dê forças para prosseguirmos firmes inabalaveis até o final que está bem próximo!
    Aleluia. ..Este mundo jaz no maligno.

    Curtir

  5. Marilene
    27 de setembro de 2015

    Religiao é uma forma de abrir mao da inteligencia. Faz muito sentido um deus q qdo vc morrer diga “óh vc nao vai pro céu, guardou o dia errado!” Nem evangelicos, nem católicos, vc devia crescer e parar de acreditar em cobras falantes e historinhas sem sentido, mas ao menos o papa nao é tao tapado qto essa reportagem!

    Curtir

    • jonatasdlima
      5 de outubro de 2015

      Olá Marilene,
      Não consegui responder sua mensagem devido ao tempo.
      Com relação ao seu argumento sobre inteligência, este é comprovadamente falacioso por conta de diversos homens excepcionalmente inteligentes e ao mesmo tempo religiosos: James Clerk Mawell (físico), Leibniz (matemático) e Abraham Lincoln são alguns exemplos. O próprio Dr. Carson tem uma história de vida exemplar na medicina, independente de suas crenças religiosas.
      Acredito que possamos eventualmente ter uma conversa sadia sobre a religião, especialmente o cristianismo; convido-a a envia um e-mail (clique em “contato”, ao lado).
      Tenha uma boa semana,
      Jônatas.

      Curtir

  6. Pingback: Papa é aclamado e Ben Carson começa a ser execrado | Iasd Mitsutani

  7. Pedro Barcelos Bueno
    28 de setembro de 2015

    Amém Deus seja louvado todo o cristão verdadeiro deve servir unicamente o Senhor em todas as situações, que o Deus de Abraão, de Jacó e do Cristo Ressucitado esse é o verdadeiro Deus , o da Paz, do Amor, da Fe´ e da Esperança a esse Deus que todo o cristão deve de servir e somente a Ele

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 24 de setembro de 2015 por em Escatologia, Igreja, Política, Profecias, Sábado e marcado , .
Momento Bíblia Anotada

Este blog apresenta dicas de anotações interessantes na Bíblia.

SÉTIMO DIA

Um Blog Adventista com Assuntos Contemporâneos

LER PRA CRER

"Um livro pode ser nosso sem nos pertencer. Só um livro lido nos pertence realmente." Eno T. Wanke

%d blogueiros gostam disto: