ENGENHARIA FILOSÓFICA

Twitter: @jonatasdlima

A honra aos pais

[Na página “Days of Praise“, do ICR, são publicados diariamente textos para reflexão matinal (que, aliás, você pode receber gratuitamente em seu e-mail fazendo um cadastro aqui). Gostei muito do texto de hoje, e publico aqui sua tradução na íntegra.- JDL]


Família: a graduação mais importante

Família: a graduação mais importante

Honrando aos pais

“Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.”
(Êxodo 20:12)

Este é o “primeiro mandamento com promessa” (Efésios 6:2) e inicia a segunda parte das instruções de Êxodo 20 para uma vida caridosa. Enquanto os quatro primeiros mandamentos focam em nosso relacionamento com Deus, os últimos seis são destinados a proteger e aperfeiçoar o relacionamento entre os homens.

Dentre todos os relacionamentos humanos, a família é a esfera primária (Gênesis 1:26-28; 2:21-25; Efésios 6:1-2) para o aprendizado. Governo e nacionalidade têm seu lugar nos relacionamentos humanos, mas o lar é a estação básica de treinamento (Gênesis 18:19; Efésios 6:4) para que o senso de autoridade seja estabelecido.

O lar é o local para exercitar a disciplina que irá instilar o respeito pela autoridade (Hebreus 12:5-11). Tal disciplina poderá envolver punição corporal (Provérbios 22:15; 23:13-14) ou repreensão verbal (1 Tessalonicenses 2:11-12) e até mesmo envolver a conquista de recompensas ou privilégios (Gênesis 49:1-26). Quando os lares são negligentes em estabelecer a obediência a regras, o governo estremece e a sociedade cambaleia.

A promessa de uma vida longa é baseada na criança que obedece a seus pais (Provérbios 6:20), e que os auxilia à medida que envelhecem e precisam de assistência e cuidados. (1 Timóteo 5:8, 16).

O próprio Senhor Jesus se submeteu a esta autoridade (Lucas 2:51). Uma vez que Ele viveu uma vida sem pecado (Hebreus 4:15), consequentemente Ele guardou este mandamento e honrou Seus pais terrenos tal qual honra Seu Pai Celestial.

A honra destinada aos pais também é estendida a todos os idosos (Levítico 19:32). Quisera Deus que estas instruções fossem seguidas por todas as famílias.

Dr. Henry Morris III, em 11 de Junho de 2015

Nota do EF:Quisera Deus que estas instruções fossem seguidas por todas as famílias”. De fato, ao passo que muitas famílias preferem dar crédito à mídia de massa que doutrina moral e socialmente via novelas, filmes e seriados (além dos grotescos Reality Shows), o resultado observado é uma sociedade psicologicamente perturbada e sem padrões morais. Some os problemas educacionais das famílias aos conceitos materialistas/evolucionistas (que de ciência não têm nada) que as escolas ensinam: o resultado é o que se vê.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 12 de junho de 2015 por em Bíblia, Vida Cristã e marcado , .
Momento Bíblia Anotada

Este blog apresenta dicas de anotações interessantes na Bíblia.

SÉTIMO DIA

Um Blog Adventista com Assuntos Contemporâneos

LER PRA CRER

"Um livro pode ser nosso sem nos pertencer. Só um livro lido nos pertence realmente." Eno T. Wanke

%d blogueiros gostam disto: