ENGENHARIA FILOSÓFICA

Twitter: @jonatasdlima

Pedido | Livros que todo cristão deveria ler

checklist

[Este post poderá ser atualizado futuramente.]

Uma leitora aqui do Engenharia Filosófica pediu que fizéssemos uma “lista de livros que todo cristão deveria ler”. Ao mesmo tempo que é um pedido muito bacana e interessante, é do tipo que traz à mente: “e agora?! o que indicar?”. Não pela falta de títulos indispensáveis mas, antes, de ter que selecionar os “melhores” em uma lista reduzida; tarefa árdua.

Para que sejamos o injustos ao mínimo para com livros talvez “esquecidos” ou, ainda, aqueles que ainda estão na lista de leitura futura, vamos apresentar da seguinte forma: primeiramente, nossa lista própria contendo os títulos já lidos que consideramos indispensáveis, com suas respectivas sinopses; segundo, indicaremos listas de outros bloggers leitores que também nos têm sido muito úteis e incentivadores.

Vale frisar que a primeira lista não necessariamente será somente de obras apologéticas. Antes, são livros que apresentam a verdade da mensagem cristã em diversos campos, desde o criacionismo até os relacionamentos.

Importante: Alguns dos livros que já lemos têm resenhas feitas no blog; basta clicar para conferir a resenha. Também, ao final, indicaremos livrarias (sites, lojas) que os livros poderão ser adquiridos.

Boa leitura!

Jônatas Duarte Lima


1) Caminho a Cristo, Ellen G. White

– Se você se sente longe de Deus, e quer saber como encontrá-Lo, leia este livro. Sua leitura tem levado milhões de pessoas atribuladas a desfrutar a paz de espírito que tanto anseiam. Caminho a Cristo é um letreiro na estrada da vida, indicando o caminho para o coração do Pai. Seguindo suas instruções, você não tem como se perder.

Nota: O apresentador Cid Moreira tem uma paixão singular por este livro. Confira neste vídeo.

2) Cristianismo puro e simples, C.S. Lewis – {Resenha}

– Durante a Segunda Guerra Mundial, a BBC convidou C. S. Lewis para fazer uma série de palestras pelo rádio. Foram programas que, ao final, deram um sentido novo à vida de milhares de adultos de todas as classes e profissões. O livro Cristianismo puro e simples, que colige essas preleções legendárias, veio a ser considerado a mais popular e acessível de todas as obras de Lewis, lembrando-nos daquilo que é mais importante na vida e apontando-nos o caminho da alegria e do contentamento. Esta edição de qüinquagésimo aniversário nos recorda de uma ocasião em que C. S. Lewis foi capaz de dar conforto e consolação a milhões de pessoas num tempo de guerra e de incertezas; mas suas palavras são tão pertinentes agora quanto em qualquer outra época.

3) Não tenho fé suficiente para ser ateu, Norman Geisler & Frank Turek – {Resenha}

– Idéias com o objetivo de destruir a fé cristã sempre bombardeiam os alunos do ensino médio e das universidades. Este livro serve como um antídoto excepcionalmente bom para refutar tais premissas falsas. Ele traz informações consistentes para combater os ataques violentos das ideologias seculares que afirmam que a ciência, a filosofia e os estudos bíblicos são inimigos da fé cristã. Antes de tocar a questão da verdade do cristianismo, essa obra aborda a questão da própria verdade, provando a existência da verdade absoluta. Os autores desmontam as afirmações do relativismo moral e da pós-modernidade, resultando em uma valiosa contribuição aos escritos contemporâneos da apologética cristã. Geisler e Turek prepararam uma grande matriz de perguntas difíceis e responderam a todas com habilidade. Uma defesa lógica, racional e intelectual da fé cristã.

4) Os Dez Mandamentos, Loron T. Wade

– Os Dez Mandamentos não são artefatos a ser colocados em exposição numa vitrine. São uma fonte de sabedoria prática, oferecendo soluções para problemas e situações reais que enfrentamos todos os dias. São princípios que têm aplicação racional na vida diária. E a prova está justamente nessa aplicação. O que aconteceria se levássemos em consideração a sabedoria dos Dez Mandamentos? O que aconteceria se os tornássemos parte do nosso mundo, se examinássemos as poderosas implicações desses antigos princípios?

5) Por que creio, Michelson Borges – {Resenha}

– Neste livro, o jornalista Michelson Borges entrevista pesquisadores em áreas como a Biologia, a Geologia, a Bioquímica, a Física, a Matemática, a Arqueologia e a Teologia. Todos eles – como o bioquímico mundialmente conhecido Michael Behe – mostram que é possível conciliar a fé com a pesquisa científica. E afirmam que existem evidências de planejamento inteligente no Universo.

6) As cinco linguagens do amor, Gary Chapman

– As diferenças gritantes no jeito de ser e de agir de homens e mulheres já não são novidade há tempos. O que continua sendo um dilema é como fazer dar certo uma relação entre duas pessoas que às vezes parecem ter vindo de planetas distintos. Compreender essas diferenças é parte da solução e é nisso que Gary Chapman vai ajudar você. Com mais de 30 anos de experiência no aconselhamento de casais, ele percebeu que cada um de nós adota uma linguagem pela qual damos e recebemos amor. Quando o casal não entende corretamente a linguagem predominante de cada um, a comunicação é afetada, impedindo que se sintam amados, aceitos e valorizados.

7) Nos bastidores da mídia, Michelson Borges

– Mensagens subliminares, televisão, histórias em quadrinhos, cinema, desenhos animados, música, outdoors, videogames, RPGs… a mídia de um modo geral tem sido usada para manipular a maneira de pensar das pessoas e mesmo seu comportamento. Que interesses estão por trás dessa manipulação? Quem ou o que deseja controlar a mente humana, a fim de privá-la da liberdade de escolha? E, mais importante, como se tornar consciente dessa manipulação para se proteger dela? Lendo este livro é um bom começo.

8) A morte da razão, Francis Schaeffer – {Resenha}

– Não faz muito tempo, a razão – nossa capacidade de pensar, avaliar – era a base para a busca da verdade. Não é mais. Hoje, o que vale é “o que você está sentindo no coração”. É assim na música, na TV, no cinema, enfim, no mundo das artes, e também na igreja. Estamos no século 21 e as pessoas continuam correndo atrás de experiências. Abrem mão de pensar. Mesmo os cristãos apresentam um evangelho com pouco ou nenhum significado, cheio de símbolos e emoções, que, cada vez mais, resulta na “morte” da razão. Como entender uma sociedade assim e comunicar-lhe o evangelho? Como o pensamento e a cultura moderna chegaram até aqui? A Morte da Razão responde a estas e outras perguntas, e, melhor, mostra tanto o propósito como a esperança que encontramos na reflexão bíblica.

9) Mil cairão ao teu lado, Susi Hasel Mundy

– Franz Hasel, um pacifista de quarenta anos, foi convocado e enviado para a Companhia Pioneira 699, a tropa de elite de Hitler que construía pontes na linha de frente. Em poucos anos, ele e sua família passaram por inúmeros perigos de vida. Enquanto milhares ao redor morriam como vítimas da guerra, eles foram carregados nas asas dos anjos – algumas vezes literalmente. Esta é a história verdadeira e tocante de uma família que escolheu ser fiel a qualquer custo e encontrou refúgio na sombra do Todo-Poderoso.

10) 1844: uma explicação simples das principais profecias de Daniel, Clifford Goldstein – {Resenha}

– Para os cristãos de hoje, teria algum significado o ano de 1844 e os tão questionados eventos ligados a ele? Existe algum modo de compreender o confuso labirinto de animais, datas e reinos descritos em Daniel? Neste livro, Clifford Goldstein, editor da revista Liberty(EUA) e autor de O Dia do Dragão, soluciona a aparente confusão.


É imprescindível conferir também esta e esta lista. São inúmeras obras, para os mais diversos interesses!

Além dos sites das editoras, confira os títulos em:

http://www.cpb.com.br

http://www.erdos.com.br

Caso você resida em São Paulo – SP, vale a pena fazer uma visita nas livrarias:

CPB livraria – São Paulo – Praça da Sé
Praça da Sé – 5º andar, 28 Centro
1001000 – São Paulo – SP
(11) 3105-5852/3106-2659
Horário de funcionamento:
Segunda a quinta – 8h30 às 18h Sexta – 8h30 às 16h

El Shaddai – Livros e Bíblias
Rua Conde de Sarzedas, 166, Centro, São Paulo – SP
(11) 3107-7297/3242-5503
E-mail: loja.elshaddai@uol.com.br

Anúncios

7 comentários em “Pedido | Livros que todo cristão deveria ler

  1. Juliana
    22 de maio de 2015

    Ola! Muito boa as indicações, alguns até já ouvi falar. Fico grata por meu comentario ter sido respondido e com um post, haha 🙂
    Que Jesus continue te dando conhecimento e sabedoria e que esse blog continue trazendo luz para a vidas de quem o ler.

    Curtir

    • jonatasdlima
      22 de maio de 2015

      Que bom, Juliana! Fico feliz. Que Deus te abençoe grandemente, e agradeço o comentário.

      Curtir

  2. daniel Castro Rodrigues
    12 de junho de 2015

    posso sugerir outro livros que ja li, e são magnificos; patriarcas e profetas, profetas e reis, o desejado de todas as nações actos dos apostolos, e o grande conflito (estes livros contem as historias e profecias biblicas contadas com mais detalhe e comentadas,o grande conflito e a historia do cristianismo desde a era dos apostolos até ao fim do pecado no universo). Tem um livro muito bom escrito por um cientista criacionista Ariel Roth ciência descobre Deus

    Curtir

    • jonatasdlima
      13 de junho de 2015

      Caro Daniel,
      Muito obrigado pelo seu comentário.
      Realmente estes livros que você citou são excelentes. “Atos dos Apóstolos” (de Ellen White), particularmente, gosto muito.
      Seja sempre bem-vindo ao EF.
      Abraço, Jônatas.

      Curtir

  3. BIa
    22 de agosto de 2015

    Olá, Jônatas!
    Que post maravilhoso!
    Amei as indicações, por outro lado, fiquei indignada comigo mesma por apenas ter lido três livros desta lista incrível. Rsrs…
    A maioria dos títulos citados eu já conheço de nome, mas anotei os que não conhecia para fazer uma pesquisa. No entanto, já adianto que pretendo ler todos. Fiquei muito feliz em ter acesso a essas dicas, visto que é um tanto quanto raro ver pessoas indicarem boas obras desses gêneros.
    Parabéns pela iniciativa e que Deus te abençoe com o blog!

    Abraços.

    Curtir

    • jonatasdlima
      22 de agosto de 2015

      Olá Bianca,
      Que bom que gostou da lista. Contudo, ela é muito -muito- resumida! Vale a pena conferir as outras duas listas que indiquei. Veja também as resenhas de outros livros que não estão na lista; basta pesquisar aqui no blog por “resenha”.
      Abraço!

      Curtir

  4. Pingback: Livros que todo cristão deveria ler – Temperança

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 18 de maio de 2015 por em Livros e marcado .
Momento Bíblia Anotada

Este blog apresenta dicas de anotações interessantes na Bíblia.

SÉTIMO DIA

Um Blog Adventista com Assuntos Contemporâneos

LER PRA CRER

"Um livro pode ser nosso sem nos pertencer. Só um livro lido nos pertence realmente." Eno T. Wanke

%d blogueiros gostam disto: