ENGENHARIA FILOSÓFICA

Twitter: @jonatasdlima

Professor do MIT afirma que linguagem humana é complexa desde o início

MITinstantlanguage-01_0Em uma matéria no MIT News, Peter Dizikes comenta a abordagem do professor e linguista do MIT Shiygeru Miyagawa, co-autor de paper publicado neste mês no jornal Frontiers In Psychology, de que, aparentemente, a complexidade da linguagem humana teve um desenvolvimento rápido e repentino. Vale ressaltar que Vitor A. Nobrega, da USP, brasileiro, é o outro autor do paper.

Os autores sugerem que “a complexidade encontrada na linguagem atual parece ter estado presente na linguagem humana desde seu surgimento”, diferente da abordagem evolucionista mais tradicional, na qual os seres humanos partiram do simples “uga-uga” até palavras de alta complexidade sintáxica.

Aparentemente, tais afirmações, por lógica, contrariam a ideia e a cronologia usualmente defendida pelos evolucionistas acerca da evolução e diversidade dos idiomas. A sintaxe nas palavras, que para os autores são evidência de complexidade, seria encontrada, em sua cronologia evolucionista, já há cerca de 50.000-100.000 anos [sic]. os autores afirmam: “Desde que possamos encontrar sintaxe nas palavras, não há razão para considerá-las como fósseis linguísticos de um estágio ‘pré-sintáxico'”.

Apesar de não ser unanimidade acadêmica, o professor Miyagawa acredita que a afirmação de que inicialmente os humanos usaram um tipo de “proto-linguagem” não pode ser suportada por suas recentes descobertas. Palavras sozinhas, ele afirma, carregam traços de sintaxe mostrando que elas devem ter descendido de um sistema sintáxico mais antigo, ao invés de simples expressões primitivas.

Fica contundente (e evidente) imaginar e apoiar um cenário alternativo que apresente a linguagem humana tendo desde o início propriedades estruturais complexas que, com o tempo, apenas aumentaram.

Para mais informações sobre o tema, leia aqui e aqui. Veja também o vídeo abaixo.

Jônatas Duarte Lima

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 5 de abril de 2015 por em Arqueologia, Bíblia, História e marcado , , .
Momento Bíblia Anotada

Este blog apresenta dicas de anotações interessantes na Bíblia.

SÉTIMO DIA

Um Blog Adventista com Assuntos Contemporâneos

LER PRA CRER

"Um livro pode ser nosso sem nos pertencer. Só um livro lido nos pertence realmente." Eno T. Wanke

%d blogueiros gostam disto: