ENGENHARIA FILOSÓFICA

Twitter: @jonatasdlima

A fé de um cristão-detetive

[via Cold-Case Christianity, traduzido na íntegra.]

03-300x200

Richard Dawkins, o famoso famoso biólogo evolucionista, escritor e ateu militante, disse certa vez que “Fé é a grande escapulida, a grande desculpa para evitar a necessidade de pensar e avaliar as evidências; Fé é acreditar apesar, ou talvez por causa, da falta de evidências”. Seria isso verdade? O Cristianismo nos chama a desprezar ou rejeitar a razão e evidência num esforço para ter uma fé que agrade Deus? No site PleaseConvinceMe.com, estamos bastante empenhados em demonstrar a relação entre fé, razão e evidência. Nosso site está repleto de evidências que demonstram a verdade do Cristianismo, uma vez que a fé cristã está fundada na razão e evidências.

O Deus da Bíblia não chama seus filhos para obedecerem cegamente. A própria Bíblia se apresenta como uma evidência por si só, pelas testemunhas oculares que nos dão razões para crer. É por isso que repetidamente as escrituras nos chamam a ter uma fé “racional” em Cristo. As escrituras nos dizem que:

  1. Devemos valorizar a razão, para que não sejamos como “animais irracionais” (Judas 4, 10)
  2. Devemos amar a Deus de todo nosso “entendimento”, e de todo coração e alma (Mateus 22:37-38)
  3. Devemos lembrar que Jesus disse que os milagres que Ele realizou foram oferecidos como evidências para que pudéssemos “saber e compreender” que o Pai estava nEle e Ele estava no Pai (João 10:37-38
  4. Devemos lembrar que Deus providenciou “provas” a todos nós quando levantou Jesus da tumba (Atos 17:30-31)
  5. Devemos lembrar que Jesus não exitou em apresentar “provas convincentes” adicionais (evidências) aos discípulos, mesmo quando acabara de ressuscitar (Atos 1:2-3)
  6. Devemos lembrar que Paulo por diversas vezes “racionalizou” com as pessoas, ao apresentar as evidências das Escrituras e testemunhar da ressurreição de Cristo (Atos 17:2-3)
  7. Devemos usar nossas mentes para “examinar todas as coisas” cuidadosamente (1 Tessalonicenses 5:19-21)
  8. Devemos resistir a tentação de ter uma fé cega, mas, sim, “testar os espíritos” para vermos se provêm de Deus (1 João 4:1)
  9. Devemos examinar tudo que acreditamos até estarmos “completamente convencidos” (Romanos 14:5; 2 Timóteo 1:8-12; 2 Timóteo 3:14)

Quando utilizamos nosso entendimento, investigamos as evidências e nos convencemos, algo maravilhoso acontece; passamos a ter coragem para defender no que cremos. Jesus nos deu evidências mais que suficientes para acreditar que Ele era quem dizia ser, e Ele nunca nos incentivou a crer cegamente. Ao nos pedir para crer nEle, Jesus estava nos chamando para aceitar o que Ele disse, baseados nas evidências que Ele nos deu. A Fé Cristã é uma fé racional:

Fé Irracional
Acreditar em algo APESAR das evidências. Temos uma fé irracional quando nos recusamos a aceitar ou reconhecer as evidências que existem, que são facilmente acessíveis e que claramente rafutam no que acreditamos.
Fé cega
Acreditar em algo SEM qualquer evidência. Temos uma fé cega quando aceitamos algo apesar de não haver qualquer evidência que suporte nossa crença. Não procuramos por NENHUMA evidência que suporte ou refute o que estamos determinados em acreditar.
Fé racional
Acreditar em algo POR CAUSA das evidências. Temos uma fé racional quando acreditamos em algo por ser a conclusão mais razoável da evidência que existe.

A Bíblia repetidamente faz reivindicações evidenciais. Oferece-nos declarações de eventos históricos por testemunhas oculares que podem ser verificados arqueologicamente, profeticamente e até cientificamente. Nós, como cristãos, somos chamados a ter uma fé racional que seja desta forma enraizada.

J. Warner Wallace é Investigador de Homcídios, autor do livro Cold-Case Christianity e moderador do blog homônimo

Nota do EF: Para ler outro post que traduzi do ColdCaseChristianity.com clique aqui, e para ler um post que escrevi sobre o mesmo tema, aqui.

Anúncios

Um comentário em “A fé de um cristão-detetive

  1. Pingback: Resenha | “Apologética para Questões Difíceis da Vida”, de William Lane Craig | ENGENHARIA FILOSÓFICA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 22 de janeiro de 2015 por em Bíblia, e marcado , , .
Momento Bíblia Anotada

Este blog apresenta dicas de anotações interessantes na Bíblia.

SÉTIMO DIA

Um Blog Adventista com Assuntos Contemporâneos

LER PRA CRER

"Um livro pode ser nosso sem nos pertencer. Só um livro lido nos pertence realmente." Eno T. Wanke

%d blogueiros gostam disto: