ENGENHARIA FILOSÓFICA

Twitter: @jonatasdlima

Cientistas encontram cópia mais antiga do Evangelho em uma múmia egípcia

[via UOL Ciência. Comentários ao final.]

mumia_marcoss

Esta máscara de múmia é uma das que foi desmontada por pesquisadores da Universidade Evangelista de Acadia, no Canadá, e revelou um antigo papiro. Em uma máscara semelhante, os cientistas encontraram o mais antigo evangelho, que data do primeiro século

Um grupo de cientistas encontrou a cópia mais antiga do Evangelho em um papel papiro reutilizado para construir a máscara de uma múmia egípcia, revelou à Agência Efe Craig Evans, doutor em Estudos Bíblicos e um dos responsáveis pela descoberta.

Trata-se de um fragmento do Evangelho de São Marcos, localizado há três anos e que, agora, especialistas da Universidade Evangelista de Acadia, no Canadá, consideram como o primeiro manuscrito do Novo Testamento da Bíblia de que se tem conhecimento.

Os cientistas acham que a origem do papiro remonta o primeiro século de nossa era, entre o ano 80 e 90 d.C., o que representa uma grande novidade. Até então, as cópias mais antigas datavam do século II depois de Cristo [sic].

Os especialistas acreditam que alguém escreveu o fragmento de texto no papiro e, depois, outras pessoas reciclaram o material, muito caro na época, para elaborar a máscara funerária.

As máscaras de papel eram utilizadas pelas pessoas pobres do Egito, não tendo relação com as feitas em ouro e joias para cobrir os rostos dos grandes faraós, explicou Evans.

Acredita-se que São Marcos escreveu seu evangelho em Roma, acompanhado de São Pedro. Mas como a cópia viajou da atual capital italiana ao Egito? O caminho não é assim tão longo, garante o pesquisador.

“No Império Romano, o correio tinha a mesma velocidade de hoje em dia. Uma carta escrita em Roma pode ser lida no Egito semanas depois. Marcos escreveu seu evangelho no final dos anos 60 d.C [sic], portanto, era possível encontrar uma cópia no Egito 20 anos depois”, defende.

Para determinar a data dos papiros, os cientistas usaram uma técnica que permite descolar o papel das máscaras sem danificar a tinta. Dessa forma, os textos podem ser lidos com a mesma clareza.

Esse evangelho é uma das centenas de documentos que estão sendo analisados pela equipe de Evans, composta por mais de 30 especialistas.

“Estamos recuperando antigos documentos do primeiro, do segundo e do terceiro século depois de Cristo. Não só documentos bíblicos, mas também textos gregos clássicos ou cartas pessoais”, explicou Evans, que revelou que alguns deles pertencem do poeta grego Homero, autor de grandes obras clássicas como “Ilíada” e “Odisseia”.

No caso do fragmento do evangelho de São Marcos, foram analisadas também o design do projeto e as decorações da máscara, assim como o estilo da escrita e a datação do material, através do uso do isótopo carbono-14.

No final do ano, as descobertas serão divulgadas em uma revista especializada. Só então o público conhecerá qual o trecho do evangelho de São Marcos escondido nos papiros da máscara egípcia.

Comentário do EF: Muito importante e interessante esta notícia! Como bem citado no texto, muitos estudiosos acreditam (ou acreditavam) que (1) o Novo Testamento só foi escrito séculos depois dos acontecimentos e (2) que o evangelho de Marcos foi escrito no final da década de 60 d.C. Entretanto, uma análise da narrativa bíblica apoia que, por exemplo, os evangelhos de Marcos, Lucas e o livro de Atos com certeza foram escritos até o ano de 62 d.C. Fragmentos do livro de Marcos encontrados nos Manuscritos do Mar Morto, identificados por John Rylands, que os datou de 50-70 d.C – que até hoje foi objeto de debates, porém com a descoberta dos canadenses isso pode mudar – apoiam esse ponto de vista. Para uma leitura mais completa do tema, indico “Enciclopédia de Apologética”, de Norman Geisler, pág. 641, e “Não tenho fé suficiente para ser ateu”, do mesmo autor, capítulo 9.

Anúncios

Um comentário em “Cientistas encontram cópia mais antiga do Evangelho em uma múmia egípcia

  1. Pingback: Jesus realmente existiu? | ENGENHARIA FILOSÓFICA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 21 de janeiro de 2015 por em Arqueologia, Bíblia, História e marcado , , .
Momento Bíblia Anotada

Este blog apresenta dicas de anotações interessantes na Bíblia.

SÉTIMO DIA

Um Blog Adventista com Assuntos Contemporâneos

LER PRA CRER

"Um livro pode ser nosso sem nos pertencer. Só um livro lido nos pertence realmente." Eno T. Wanke

%d blogueiros gostam disto: